Blog criado para compartilhar as dificuldades de uma gravidez precoce e coisas relacionadas à maternidade.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Chupeta? Não, Obrigada!

Bom depois de muito discutir pelo twitter a questão do uso da chupeta decidi justificar o porque minha filha passa longe da mesma!!!

Em primeiro lugar não estou aqui pra mudar ninguém, nem como cada uma pensa, mas sim aconselhar e concientizar a todas!!

Então vamos lá:

A chupeta atualmente muito usada por pais desesperado esconde algumas coisinhas que eu considero muito desagradável ao bebê que a usa.
Vamos pela parte que eu considero fundamental:

A comunicação do bebê:

Quando o bebê chora está tentando dizer algo que ele ainda não pode falar com palavras e os motivos do choro são vários como desconforto, fome, fralda suja, calor, frio,necessidade de colo e de sucção. Pensem comigo, algúem que ficou 9 meses acolhido pelo calor da mãe, sem precisar de nada além de estar ali recebendo tudo o que precisa, merece usar um bico de borracha pra disfarçar suas necessidades fora do útero?? Eu vejo a chupeta como um "cala boca e dorme" já que a mãe está tentando camuflar o choro do bebê! Então concluindo usar chupeta tira a comunicação da criança que apenas está necessitando de atenção, pode causar donos psicológicos já que o caráter da criança começa a se desenvolver apartir do momento que nasce, quando a criança chora e rapidamente é atendida isso lhe dá conforto, lhe mostra que há alguém ali disposto a lhe consolar e lhe ouvir, que já ensina a criança a ser mais paciente e também ensina o afeto, carinho e atenção.

Quando o bebê nasceu ela não estava ali:

Bom você pode até me criticar afinal meninas usam brincos, porém em nada prejudicam, mas a chupeta não estava lá quando seu lindo bebezinho nasceu, ou seja não é apenas um acessório, pode trazer danos a criança, tanto emocionais como tentei explicar no tópico anterior, como físicos!

Amamentação:

É óbvio que se o bebê for enganado com uma chupeta que é absolutamente diferente do seio isso vai ter alguma consequência, como a confusão de bicos o que pode levar o bebê ao desmame imediato e precoce. Explico: a confusão de bicos é basicamente isso mesmo, o bebê desaprende a sugar o seio, lembra que no começo quando eles nascem a gente tem que ensina-los a sugar? Pois é, a chupeta desensina.
Quando se usa chupeta faz com que o bebê mame menos, ou seja ele pode não ter o ganho de peso apropiado pra sua idade.
Causa o desmame precoce, pois a criança quando maior irá preferir a chupeta ou a mamadeira devido a diferença do movimento de sucção.

Sucção:

A chupeta faz com que a criança faça o movimento de sucção errado, muito diferente do que ele faz no seio.
O bebê tem uma necessidade muito grande de sucção, é ela grande responsável para o desenvolvimento de cerébro, pois força toda a musculatura craniana da criança, fazendo assim o cérebro amadurecer e se desenvolver normalmente.
A sucção feita com a chupeta não estimula o cerébro, só engana essa necessidade. O bebê não suga nada da chupeta então não é obrigado a fazer força para o leite sair, ou seja ela não está servido pra aquilo que aparenta servir.
Por isso mais uma vez acho completamente desnecesário o uso desse apetrecho de borracha!

Danos que a chupeta pode causar e quase sempre causa:
*Vou transferir para cá o que li num artigo da Doutora Luciana Herrero, abaixo coloco o link da postagem completa que eu acredito que valha muito a pena ler.

"-Todas as marcas e estilos, ortodônticos ou não, podem alterar a arcada dentária,

-Todas as marcas e estilos, podem alterar a musculatura da face e até os ossos;

-Todas as marcas e estilos, podem alterar a lingua e atrapalhar a fala;

-Todas as marcas e estilos, podem aumentar e muito a possibilidade de seu bb ter a patologia ” respirador bucal” (ver foto abaixo).


Todas as marcas e estilos, podem causar aumento de verminoses;

-Todas as marcas e estilos causam desmame precoce (atrapalham a amamentação)

-Todas as marcas e estilos, causam problemas e dificuldades na hora de abandonar o hábito ( ou vício);

-Todas as marcas e estilos, dificultam o aprendizado do ato de adormecer sozinho, pois o bb utiliza sempre a sucção como indutora do sono. E o pior, o sono da mãe vai ser interrompido, quando a “bendita” cair da boca do bebê, pois ele (a) vai chorar para que você a recoloque na boca.

-Muitas e muitas outras desvantagens…"

Texto retirado do site:

Então é isso que eu acredito e pratico, pelo bem da saúde minha filha!

8 comentários:

  1. Também não dei pra minha e ela começou a falar super cedo!! Acho a chupeta uma censura ao que o bebê ou a criança quer dizer e pode ser tanto em choro quanto em palavras.
    Sempre que vejo uma criança com chupeta na boca lembro de uma tarja censurando sua fala!! rsrs

    Ótima reflexão.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Adoooorei teu comentário Rose!
    É essa ideia que eu tenho também!

    ResponderExcluir
  3. Minha primeira filha chupou até os 5,somente para dormir,nunca na rua,mamou até os 7 meses no peito, começou a falar super cedo antes de andar e hj ñ tem nenhuma alteração na arcada dentária...tbém era contra a dar chupeta,mas não teve jeito o pai comprou e deu,daí relaxei...conversei com a dentista e hj está tudo bem...
    O mais novo não pegou chupeta de jeito nenhum,não aceitou,mamou até os 3 anos e pegou na mamadeira depois disso...
    Enfim tenho as duas experiências, o que acho horrível é criança o tempo todo de chupeta e babando e pior ainda qdo pegam o dedo...
    Concordo com tudo que escreveu e é cada um com seu cada um, vc está fazendo seu papel de compartilhar a informação que tem,muito legal isso...Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo que ela não tenha tido nenhuma consequência, mas eu prefiro não arriscar, meu marido comprou, mas ela não pegou e decidimos que era melhor não insistir e depois me informei melhor e então decididamente a Duda não usa!

    Acho que cada uma pode escolher aquilo que considera melhor pra si e seus filhos, mas que antes se informe, tem muita coisa valiosa na internet assim como informações desfocadas e sem fundamento, eu uso a internet a favor da minha filha e de mim!

    ResponderExcluir
  5. Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por esse cantinho lindo e muito sucesso aqui!

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir também,será muito bem vinda!

    Ah,tem sorteio rolando por lá,participa? :)

    Beijinhos no core!

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e estou seguindo de volta!!

      Beijinhos!!!!!!

      Excluir
  6. Oi linda te vi em blogs de amigas e vim te conhecer e adorei seu blog ótimo post esse negocio de chupeta é dificil,porque na hora te tira dá um trabalho,e ja estou te seguindo e te convido para conhecer meu cantinho,la tem um sorteio maravilhoso ,se puder me segue tbm,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha pela visita e por gostar!

      Seguindo de volta

      Beijoquinhas!

      Excluir

Quero saber o que você acha do blog, assim posso fazer postagens que poderam lha agradar mais!