Blog criado para compartilhar as dificuldades de uma gravidez precoce e coisas relacionadas à maternidade.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Por que eu não pari????

Bom depois de tanto falar do assunto "PARTO" e da minha frustração com o fracasso do meu, fiz uma espécie de lista das coisas que deram errado e me fizeram cair na cesárea. Esses 8 meses me fizeram refletir e entendi que passar por isso foi uma escola e que me abriu os olhos para muitas coisas!

A primeira delas foi acreditar MESMO que no SUS as maternidade tem preferência pelo parto normal, que só fazem cesáreas em último caso MESMO. Acreditei que bastava esperar as contrações ficarem bem doloridas e ter um ritmo que pronto, era hora de ir pra maternidade, acreditei nisso desde que decidi ter o parto normal. Embora eu tenha lido bastante a respeito do parto antes do grande dia, li mesmo do que precisava, lia mais relatos de quem tinha tido partos normais e achava que ali tinha tudo o que eu precisava saber: a questão da dor! No começo pensava comigo, "se eu começar a gritar acho que não vão me negar anestesia!", mas comecei a ler sobre parto narural e decidi que não ia querer anestesia, que seria melhor pra mim e pra bebê ter um parto sem intevenções, mas tinha plena consciência de que por ser no SUS teria que ceder aos protocolos, como a episiotomia de praxe!


A segunda coisa a dar errado foi eu ter "escolhido" a maternidade que minha mãe e minha tia queriam, aonde minha mãe tinha tido meu irmão por cesárea, mas ela tinha uma indicação real então isso não me fez pensar que me passariam a faca... Elas queriam lá porque colegas de trabalho faziam plantão nessa maternidade e por serem conhecidas me tratariam bem... se não estou errada minha tia chegou a me dizer alguma coisa sobre parto "humanizado" lá e isso me deu uma certa confiança. Pensei mesmo que estaria em boas as mãos, mesmo não sendo a maternidade que eu REALMENTE queria. Passei os 2 últimos meses da gravidez tentando ter coragem de ir lá, mas era do outro lado da cidade e só de pensar na tragetória de ônibus, me cansava, então tive que contar com a sorte.


PS: não fui na maternidade quando meu irmão nasceu porque eu estava viajando e quando cheguei já tinham tido alta - meu irmão hoje tem 4 anos.


Ignorei a informação mais importante que recebi durante a gravidez... uma conhecida do orkut me contou que uma doula conhecida dela disse que o Hospital Regional havia humanizado o parto, mas aquela altura minha tia e minha mãe me faziam tanta pressão pela tal maternidade que nem tive força pra dizer que queria mudar de maternidade e como me soou como boato, achei melhor ignorar... Fui realmente ignorante demais nessa parte e isso é o que mais pesa na minha culpa, porque tive a chance e a oportunidade, mas tapei os ouvidos e fechei os olhos! Se arrependimento matasse eu não tava aqui escrevendo.


Cheguei a ler muito sobre a lei do acompanhante no parto e eu não tinha dúvidas do quanto isso seria importante pra mim, mesmo eu e meu marido tendo nos desentendido tanto na gravidez, sabia que ele naquele momento era quem eu queria comigo, afinal haviámos começado aquilo juntos então tinhámos que reiniciar juntos também! Discutimos muito sobre a lei e o que poderiámos fazer caso eles se negassem... mas êpa minha mãe enchia o peito pra falar da tal maternidade e do quanto ela era boa e blá blá e ela sempre deixou a entender que foi ela que não quis que meu padrasto a acompanhasse, ou seja não tinha muito com o que se preocupar afinal tinha uma LEI pra isso! PUTA QUE PARIU COMO EU SOU INGÊNUA! Pois bem, no dia P eu tive uma discussãozinha com o marido antes de sair de casa e não nos falamos enquanto estávamos no carro e nem na maternidade quando chegamos o que me fez entrar para o consultório sozinha e foi aí aonde ERRAMOS, sim erramos os dois, primeiro porque brigamos, segundo porque já haviámos decido brigar até fazer ele ficar comigo... mas na hora H ele simplesmente deixou pra lá... não fez nada pra impedir que eu ficasse sozinha! E eu simplesmente assim que entrei naquele local perdi todas as minhas forças e a covardia tomou conta de mim! Outro erro foi não ter ido lá antes checar se eu realmente teria esse direito!


Outra coisa que atrapalhou muito foi o sedentarismo, passei gravidez toda vendo Tv, no computador e fazendo poucas coisas em casa... Eu deveria nesse ponto ter ouvido o meu marido que me mandava sair um pouco da cama e ir dar uma caminhada pra melhorar o meu animo e porque faria bem pra mim, pra bebê e claro pro parto.


Outra coisa importante foi todo o stress que passei na gravidez, o que de algum modo acredito que travou o trabalho de parto, pois eu via tudo como um filme na minha cabeça, pensava no quanto havia agido errado e no quanto eu estava machucada, já que as coisas desde o começo não eram como havia planejado.


Também não tomei o chá de flohas de framboeseira como deveria, tomava um dia, 3 dias depois, tinha dias que eu tomava bastante, totalmente desregulado. Pra terem uma ideia sobrou mais da metada da caixa.Pra quem nunca ouviu falar uma explicação rápida: não há estudos cientificos que comprovem a eficacia, porém tomando o chá a partir das 36 semanas de gestação pode se notar diminuição de até 5 horas do trabalho de parto, ele ajuda a preparar o colo do útero.


Outro erro foi eu ter ficado ansiosa demais e portanto acabei indo pra maternidade cedo demais. Quando decidi que era hora de ir minhas contrações ainda não estavam bem ritmadas, mas vinham em torno de 5 a 7 minutos e já estavam bem doloridinhas, tanto que sai com uma cara péssima nas fotos de despedida da barriga antes de sair de casa. Na verdade mesmo eu tinha uma preocupação gigante... dependia do meu tio para me levar pra maternidade e ele acordava as 4 da manhã e como eu não queira incomoda-lo e muito menos atrapalhar o trabalho dele, já que se ele estivesse no trabalho ele não poderia sair pra ir me levar, acabou que as 7 da noite liguei pra ele falando pra ele ir me levar... Ou seja eu poderia ter ficado muito mais tempo em casa e acho que até teria aguentado. Fiquei pra lá de frustrada quando cheguei na maternidade e só tinha 2 cm de dilatação, pensei comigo "estou ferrada se já tá doendo assim e continuo com os mesmo 2 cm de ontem, o quanto ainda vai doer?" "vão me aplicar ocitocina tenho certeza" e naquela hora me arrependi de estar ali e não em casa curtindo minha famíla!


O fato de ter ficado com o acesso no braço me atrapalhou demais, mal aguentava ir até o banheiro carregando aquele suporte do soro e mesmo que eu levasse a bolsa de soro na mão não teria aonde coloca-la, já eu que precisava das 2 mãos, pois aquela altura não conseguia nem pensar direito, já doía muito. Então não pude caminhar, me mexer, ficar em pé, já que aquela agulha no meu braço me incomodava e eu não conseguia fazer muita coisa com ela me machucando, eu queria muito caminhar e não ter ficado tanto tempo deitada, mas era o único jeito daquela droga não me incomodar, assim como também não pude beber água e muito menos comer, ainda que fosse uma colher de açúcar!


Agora vou correr atrás do prejuízo, porque outra cesárea não quero não! E sonho com o parto domiciliar e espero que isso seja possível e irei até o fim para tê-lo, será uma longa trilha, mas sei que valerá a pena!




6 comentários:

  1. Oi querida!

    Aqui é a Talita, lá da GPM. Acabei de ler sua reflexão, e acho que vc descobriu bastante coisa importante. Especialmente sobre o aspecto emocional que fala muito alto na hora do parto!!

    Porém, só queria esclarecer duas coisinhas:

    chá de framboeseira não é essencial proparto, ele pode dar uma ajudadinha, mas não te atrapalhou não. Imagina como parem as mulheres onde não tem o bendito chá? Tinham se acabado todas, não é mesmo?

    E a atividade física dá muito bem estar, mas não é essencial. Nosso corpo vem programada geneticamente pra parir... do mesmo jeito em que na puberdade a gente começa a ovular e menstruar, os seios apontam, o corpo muda...

    E depois você conseguiu conceber, e gestar! e agora amamenta. Tudo muito poderoso, quase mágico não é?

    Um abaço, e desejo que vc consiga se realizar num próximo parto, viu?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Talita pela visita e pelo comentário!!!!!

    Abraços =D

    ResponderExcluir
  3. Dih nem me fala o estress na gravidez é a pior coisa que existe. e eu tbm fui pra maternidade cedo tava com 3 cm de dilatação, cheguei lá as 13:30 e tive meu filho as 22:44, o meu foi parto normal mais com certeza não foi tão melhor como vc relata o seu,afinal acho que todos são assim,mais hj vem a gratificação quando olhamos praqueles rostinhos lindos e sorridentes *----*.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo Nany eles são tudo não é mesmo?

      E sabe que tudo isso foi uma escola pra mim!

      Resolvi entrar na briga do parto humanizado e domiciliar pra melhorar as histórias de parto nessa cidade e neste país!

      Quanto mais pessoas lutando pela causa, mais essa situação tende a mudar!

      Obrigada por passar por aqui =D

      Excluir
  4. Diana, o suco deve ter aí sim! se tem em Lavras, com certeza tem em qlqr lugar do BRasil! heheheheh

    olha... eu lembro das suas postagens na GPM no dia do nascimento da sua filha e posso colocar só mais uma coisa? Espero que vc interprete como ajuda, e não como intromissão ok?
    Lembro de vc falar que estavam te colocando pressão pra ir pra maternidade, e que vc achava que não era hora, mas que o seu pai (ou marido, não lembro) tavam te enlouquecendo. Lembro de vc dizer que as contrações ainda não tavam apertando e talz... Vou te falar q eu tb fui mt pressionada e acabei em cesa. Tudo oq a gente menos precisa nessas horas é de alguém enxendo o nosso saco e colocando pressão, pq ninguém pari com pressão! Se quem tiver ao seu redor começar a emanar uma aura de adrenalina e preocupação, isso vai sim travar seu TP!
    beijocas

    Aretha
    www.oquehadeerrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Aretha, a pressão que mais tive mesmo foi sobre essa história do meu tio e meu marido também não ajudou, me deixou pra lá de puta querendo ir encontrar um amigo e eu tendo uma contração... imagine a minha cabeça nessas horas? Não tinha como não estressar... Mas como disse tudo isso me ajudou abrir os olhos e enxergar todos os meus erros e me ensinaram muito, aprendi muito mais do imaginei e continuo aprendendo e vou seguir com o sonho de parir em paz, nem que tenha q ir pro meio do mato, rsrs

      Obrigada por visitar o blog, ah quanto ao suco não tem aqui ainda, tem um mapinha no site deles e meu estado está de fora, mas vou aguardar ansiosa pela chagada dele aqui =)

      Beijos! =D

      Excluir

Quero saber o que você acha do blog, assim posso fazer postagens que poderam lha agradar mais!