Blog criado para compartilhar as dificuldades de uma gravidez precoce e coisas relacionadas à maternidade.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Você sabe o que é Doula?











Você já ouviu falar em Doulas? Sabe como é o trabalho de uma?

Hoje vou falar dessas mulheres que são verdadeiros anjos para a humanização do parto.

A origem da palavra vem do Grego que pode ser entendida como escrava ou serva, aquela que serve a mulher.

A doula sempre existiu, sempre esteve presente durantes os partos ao longo da história, era aquela dava apoio a parturiente e auxiliava dando apoio físico e emocional podia ser a mãe, a cunhada, a avó, qualquer mulher que tivesse mais experiência com aquela situação. Coma hospitalização dos partos elas foram sendo esquecidas já que hospitais seguem protocolos e há um profissional para cada etapa do nascimento, porém com a tecnização esqueceram que a mulher precisa de apoio emocional e físico para parir tranquilamente.






Sua existência é demais valiosa para aquelas que estão buscam um parto mais humanizado e que sentem-se inseguras quanto a chegada de seus
bebês.

Atualmente vem crescendo o números
de Doulas pelo Brasil e também pelo mundo o que é bastante benéfico para a saúde das mulheres e bem estar durante seus partos.
Elas dão assistência durante a gestação, parto e puerpério.

•Durante a gravidez: elas auxiliam essa mulher a encontrar a melhor forma de ter o bebê, a escolher as intervenções que a gestante estará disposta a aceitar, ajudam a elaborar o Plano de Parto e explicam procedimentos médicos que podem ser ou não utilizados na hora do parto.

•Durante o trabalho de parto: ela é responsável pela assistência emocional, não só da mulher, mas também do homem aflito que ali se encontra, ela ajuda a parturiente a relaxar, se exercitar, se concentrar para chegada do bebê, faz massagens, ajudará no que for preciso para que a parturiente tenha o bebê tranquila e segura.


•Após o parto: ela ajudará com a amamentação e cuidados básicos com o recém nascido, auxiliando mais uma vez essa mulher em sua nova jornada com mãe.

No Brasil elas atuam de maneira particular em hospitais particulares, partos domiciliares, casas de parto e voluntariamente em hospitais públicos.

Estudos científicos recentes mostram que a presença da Doula durante o trabalho parto e parto tem sido eficaz e muito benéfica, fortalecendo a ligação mãe-bebê, trazendo tranquilidade, relaxamento e conforto.

O que os estudos dizem sobre a presença da Doula:
Sua presença pode:

diminuir em 50% as taxas de cesárea
diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
diminuir em 60% os pedidos de anestesia
diminuir em 40% o uso da ocitocina
diminuir em 40% o uso de forceps.

Embora esses números refiram-se a pesquisas no exterior, é muito provável que os números aqui sejam tão favoráveis quanto os acima mostrados.


Observações: Doulas não substituem a equipe médica, não fazem exames clínicos, não podem fazer ausculta fetal nem exame de toque, mesmo que sua doula tenha formação em enfermagem ou qualquer outra área da saúde, como doula ela não pode exercitar outra profissão. 

Links úteis:





Vídeo Uma conversa com Doulas:

Doulas em ação

4 comentários:

  1. Esse assunto é pra mim de grande valia, pois como você, sou a favor do parto natural, do jeito que deve ser (mas nem sempre é). E nessa jornada de lutar por algo que deveria lei, só esses alicerces chamados DOULAS pra darem além de apoio físico e emocional, colocam tudo em pratos limpos, tranquilizando-nos e fazendo com que as mentiras médicas tenham menos credibilidade.

    Ah, e se você não tá lembrando quem é, é a @petinarihome haha
    Não disse que viria um dia aqui pra comentar? Pois ler já lí demais... Depois escrevo sobre os outros posts. E continue postando, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís não esqueço de ti não viu?? Tu já me add no Face? Me adiciona lá!
      Obrigada por estar sempre aqui e me apoiar, ter vc por aqui é uma honra!!!

      =D beijos!

      Excluir
  2. Tive uma doula no meu segundo parto e indico demais. Faz toda a diferença, com a segurança que elas passam. Reforçam o emponderamento.

    Prazer, adolescente materna. Sou a Balzaca Materna.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você acha do blog, assim posso fazer postagens que poderam lha agradar mais!