Blog criado para compartilhar as dificuldades de uma gravidez precoce e coisas relacionadas à maternidade.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Por que acontece antes da hora?

É sabido que no Brasil o número de adolescentes grávidas está aumentando de maneira desproporcional ao crescimento populacional, mas porque isso ocorre? O que realmente faz com que as adolescentes engravidem antes de estarem preparadas para a maternidade?
Eu acredito que não seja só a falta de informação como querem que a gente acredite, pois cada caso é um caso e não se pode generalizar para facilitar as coisas!
Existem as adolescentes mais inconsequentes ao meu ver, que querem engravidar para tornar uma relação amorosa mais consistente do que vivem na atualidade.
Existem as que engravidam apenas pelo desejo de ser mãe, que é o meu caso.
Existem as que engravidam por descuido, mesmo sabendo dos riscos de se transar sem camisinha, acabam cedendo ao namorado ou ficante e acabam engravidando nesso momento de "bobeira".
E claro muitos outros fatores e muitas vezes mais de um, mas será que se deve julga-las por suas escolhas?
Sabe-se que entre 10 e 19 anos o número de adolescentes grávidas é relativamente alto e eu acredito que o que se deve fazer é educar os adolescentes nessa faixa etária, para que se previnão não apenas dizendo que se deve usar camisinha, mas mostrandos os riscos e as consequências de uma gestação nessa idade! Não basta dizer não, precisa-se explicar o não, é o que diz a psicologia!
Esses jovens precisam de instrução, para que se haja prevenção!
Deve se explicar as concessões que são feitas por conta de uma criança, deve se mostrar que na maioria dos casos a gravidez não segura namorado, que a escola será prejudicada, já que não é facil assossiar escola e maternidade, que as amizades serão prejudicadas já que não poderá mais sair com amigos todas as vezes que eles chamarem, que ela será responsável por tudo o que acontecer com a criança e que essa criança existirá por toda a vida e ela como mãe deverá cuida-la até esse bebê chegar a idade de viver sozinho e se sustentar.
O que faz com que os indices de adolescentes grávidas sejam altos é o fato de como elas são educadas para se previnir, porém ninguém as mostram as reais dificudades dessa gravidez fora de hora e foi exatamente para isso que criei o blog, para mostrar essas dificudades...
Repito mais uma vez, pense no que está fazendo, será que essa é hora certa? será que tudo vai ser com o planejado? preciso mesmo engravidar agora? ou posso esperar e aproveitar mais a minha adolescencia?
E quando for transar sem camisinha ou sem nenhuma proteção que realmente funcione pense: e se acontecer de eu engravidar? será que ele irá realmente assumir? será que estou pronta emocionalmente para ser mãe? será que não pegarei nenhuma DST transando sem camisinha? será que minha familia me apoiaria ou me abandonaria? será que tenho condições financeiras para sustentar uma criança?
Pode parecer besteira, mas eu acredito que pensar nessas coisas antes de tomar uma decisão pode fazer toda a diferença na vida da adolescente!
Eu penso que se eu tivesse pensando um pouco mais teria desistido de engravidar, mas é claro que a gente só pára pra pensar depois que faz!
Mas se você ainda pode escolher pense demais na sua escolha! Não só a sua vida que está em jogo, há uma criança envolvida nesse futuro e ela merece o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você acha do blog, assim posso fazer postagens que poderam lha agradar mais!